Home
Home | Meu Carrinho | Meus Pedidos | Fidelidade | Meu Cadastro
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comprovante
Venda por atacado

 
  Você está aqui: Home > Notícias

   Notícias


09/09/2011 - LINHAÇA
Fonte: Revista: Vida e Saúde


A linhaça, muito conhecida pelo seu alto teor de nutrientes, é a semente da planta do linho. Do caule dessa planta se retiram as fibras para produzir o linho, um tecido nobre cujas variedades se destinam à industria têxtil. Das flores cor de azul claro, desenvolveram-se as cápsulas de sementes, com cor que pode variar desde o marrom avermelhado até o amarelo brilhante dourado. Por que a linhaça é considerada um alimento funcional? Porque além dos nutrientes básicos: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, é um dos alimentos mais ricos em ômega-3. Esse ácido graxo tem efeito favorável na redução dos triglicérides e colesterol plasmáticos. Na linhaça também contém lignanas, que promovem efeitos benéficos à função gastrintestinal que podem interferir na redução do risco de doenças degenerativas.



A linhaça contém glúten?



Não. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada e no centeio. Existem diferenças nutricionais entre a semente de linhaça marrom e dourada? Estudos demonstram que não há diferenças nutricionais significativas entre as linhaças. A diferença mais perceptível está no sabor, que é mais suave nas sementes douradas.



Quanto se pode consumir?



Sementes: A maioria dos estudos avaliou benefícios com 1 a 2 colheres de sopa por dia. Óleo: A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo de ômega-3 de 2 por cento do valor calórico total da dieta. Além de peixes de água fria, o ômega-3 também se encontra em óleos vegetais, nozes e sementes, sendo a semente de linhaça em conjunto com o óleo de linhaça e as nozes, as principais fontes de origem vegetal. A ingestão da cápsula do óleo deve ser recomendada por especialista, uma vez que são necessárias concentrações muito baixas para garantir a função imunológica. Concentrações altas causam efeitos imunossupressores.



Como consumir?



A semente de linhaça deve ser utilizada como um saudável complemento alimentar, podendo ser adicionadas às frutas, vitaminas, massas, pães, bolos e cereais. A sugestão é triturar as sementes de linhaça inteiras, porque a casca é resistente à ação do suco gástrico. Para tanto, deve-se passá-las em um liquidificador na tecla pulsar e então guardar no refrigerador e ao abrigo da luz. Outra forma é deixar as sementes de molho em água potável por no mínimo de 4 horas, sendo o ideal 8 horas antes do consumo. A esse processo dá-se o nome de pré-germinação da semente, um recurso que tem a finalidade de minimizar a presença de substâncias antinutricionais. O biscoito de polvilho, por exemplo, é um excelente aliado para atrair as crianças à consumirem este produto, pois, pode ser preparado com semente de linhaça. Inclusive alguns fabricantes fazem este alimento sem Glúten o que permite que pessoas Celíacas, pessoas que tem intolerância a Glúten, a consumirem. Em forma de farinha, a linhaça pode ser utilizada também como complemento alimentar, podendo ser adicionadas às frutas, vitaminas, massas, pães, bolos e cereais. Ou se preferir, pode consumir a linhaça em cápsulas, onde os componentes são: Óleo de linhaça e gelatina. A sugestão de uso é ingerir duas cápsulas ao dia. A versão mais recente no mercado nacional, é a Polpa da Linhaça Dourada, a qual garante o melhor aproveitamento dos nutrientes. A sugestão de uso é no café da manhã. Bata no liquidificador duas colheres de sopa da polpa de linhaça com 250 ml de suco de frutas natural, leite de soja ou iogurte e beba. Para enriquecer nutricionalmente as receitas de pães e bolos, acrescente no preparo 2 colheres de sopa da polpa da linhaça dourada. Orientação: O produto não deve substituir nenhuma refeição Em caso de dúvidas recomendamos que procure um profissional da área de nutrição. Pensando nisso, a equipe da lojadosnaturais.com.br disponibilizou no site um espaço, em nossa home Page, para que você possa falar com o nosso nutricionista.



http://www.lojadosnaturais.com.br/nutricionista.asp



 



Revista: Vida e Saúde Fonte: Esther Huerta de Castro – Nutricionista







<< voltar



Quem Somos
Como Comprar
Dúvidas Frequentes
Mapa do Site
Faltou algum produto?
Contato
Frete e Envio
Política de Devolução
Formas de Pagamento
Programa Fidelidade
Segurança e Privacidade
Comprove seu pagamento