Home
Home | Meu Carrinho | Meus Pedidos | Fidelidade | Meu Cadastro
 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comprovante
Venda por atacado

 
  Você está aqui: Home > Notícias

   Notícias


22/08/2011 - COMO ESCOLHER UM FAVO DE MEL?
Fonte: Fonte: Nova Apicultura, Helmuth Wiese


Os países mais desenvolvidos são os maiores consumidores de mel do mundo pelo seu grande valor nutritivo e sabor sem igual. A população da Europa, por exemplo, tem a cultura de consumo de mel como alimento, onde o mel faz parte do seu dia-a-dia, e não como remédio, o que costuma acontecer nos países menos desenvolvidos como o Brasil. Uma das maneira de consumir o mel é comendo o favo. Coloca-se um pedaço de mel em favo na boca e mastiga-se o favo até sair todo o mel, o que dá uma sensação muio agradável. Recomenda-se que a cera remanescente seja jogada fora.



Que o mel é um produto muito saboroso e nutritivo ninguém tem dúvida, mas para que ele mantenha suas propriedades é necessário que seja colhido de maneira e no tempo correto. O Mel é elaborado pelas abelhas tendo como matéria-prima o néctar das flores. Dependendo da época do ano e da botânica da região, o mel apresenta características peculiares.



O Néctar em seu estado natural é composto de água, açúcares e sais minerais. Os dois principais açúcares nele existentes são a sacarose, análoga ao açúcar da cana e da beterraba , e a glucose, análoga ao açúcar de frutas.



A elaboração do mel resulta de duas modificações sofridas pelo néctar:



1- Química, pela inversão do açúcar composto em açúcares simples. Ocorre quando o néctar ingerido pelas abelhas passa pelo sistema digestivo e recebe a ação de enzimas transformando a sacarose (açúcar composto) em glucose (açúcar simples). Neste processo o organismo das abelhas já absorve grande parte da água nele existente.



O mel é então armazenado nos alvéolos.



2- Física, pela desidratação ou eliminação da água do mel já depositado no alvéolo. A água contida no mel evapora mais ainda sob a ação do calor da colméia, cujo ar é constantemente renovado pela ação das abelhas ventiladoras, encarregadas de eliminar toda e qualquer umidade, conservando o ambiente fresco, puro e seco. Após estes dois processos, o mel estará com a quantidade de água correta para que não sofra nenhum tipo de alteração na sua composição. Neste estágio, as abelhas colocarão uma fina película de cera fechando este favo, o opérculo, e este mel é chamado de "mel maduro". Quando o mel ainda se encontra com grande concentração de água e ainda não recebeu suficiente inversão dos açúcares por ação das enzimas, ele não está no ponto de receber a pelicula de cera no alvéolo, este é considerado "mel verde". A cera que serve de matéria-prima para a confecção do alvéolo, e também para o opérculo, tem como matéria-prima o mel. As abelhas engolem e digerem o mel, transformando-o em gordura, e em um período de 24 horas fornecem cera líquida que será depositada em finas camadas.



Como faremos para identificar um favo com mel que mantenha suas características?



 Ele precisa estar com os alvéolos fechados pela película de cera. Os favos de mel verde não deveriam ser colhidos pois tem uma propensão maior a azedar por não estarem com o teor correto de água e completa inversão de açúcares. Se o mel verde for colhido e for misturado, ele pode estragar o mel maduro. Fica então a dica- Quando forem consumir favos, prefiram os com a película de cera por cima dos alvéolos, para garantir a qualidade e conservação do mel. Lembre-se também de que o mel é uma excelente fonte de energia de rápida absorção pelo organismo, sendo recomendado seu uso antes de atividades físicas. Não é recomendado uso de mel para crianças com menos de 1 ano de idade.







<< voltar



Quem Somos
Como Comprar
Dúvidas Frequentes
Mapa do Site
Faltou algum produto?
Contato
Frete e Envio
Política de Devolução
Formas de Pagamento
Programa Fidelidade
Segurança e Privacidade
Comprove seu pagamento